Laboratórios, inovação, experiência do usuário, tudo isso até parece conversa de filme de ficção científica não é mesmo? Bom, e o que será que isso tem a ver com governos e a gestão pública?
A Marília Assis conversou no Diálogos de Governo Aberto sobre Laboratórios de Inovação na Gestão Pública contando um pouquinho de como essa prática pode mudar a forma do Estado se relacionar com a sociedade e buscar, em conjunto, soluções para problemas antigos. Porque, afinal, o que é inovar no setor público do resolver problemas antigos de uma nova forma?
Atuar com inovação no setor público vai muito além de investimento em tecnologia, muito mais poderoso do que ferramentas é a promoção de uma cultura inovadora no Estado, envolvendo os servidores públicos e a sociedade na busca de novas soluções. A perspectiva aqui é de que a inovação atue em prol da resolução de problemas, sendo esses laboratórios de inovação locais para “experimentar novos caminhos”, testar soluções e envolver o cidadão na construção dessa solução.
“Promover uma cultura inovadora pode ser mais poderoso do que investir em tecnologia”
Mas então os laboratórios são os espaços mágicos de que misturando alguns tubos de ensaio saem as soluções para todos os problemas da gestão pública? Não não, deixa as mágicas para os bruxos mesmo!
Os Laboratórios de Inovação possuem diversos modelos e sua implementação deve estar adequada com a realidade daquele local, com o objetivo que se deseja alcançar, pensando nas pessoas que irão participar daquele processo, tantos os cidadãos quanto os servidores, promovendo a cultura da inovação, transformando a cultura organizacional. Os laboratórios vem para facilitar a busca e construção de soluções para os problema públicos, agregando perspectivas, pessoas e tecnologias. O resultado deve ser bom, não é mesmo?
Ainda assim há alguns desafios para pensar em inovação e laboratórios na gestão pública. É necessário se pensar em como comunicar para além do público já estabelecido para que cheguem em outros grupos, como engajar os servidores públicos, como promover essa prática em municípios menores, como aliar a tecnologia nesse processo todo?
Há muito a ser feito, mas também há muita coisa boa já sendo feita por aí! Conheça algumas iniciativas inovadoras e se inspire!
- Laboratório de Inovação na Gestão — Estado do Espírito Santo — https://labges.es.gov.br/
- InovaTCU — Tribunal de Contas da União — https://portal.tcu.gov.br/inovatcu/
- LabHacker — Câmara dos Deputados — http://labhackercd.leg.br/
- Laboratório de Inovação em Segurança Pública — Estado de Santa Catarina — http://www.ssp.sc.gov.br/hubssp/
- 011 lab — Laboratório de Inovação em Governo — Prefeitura de São Paulo — https://011lab.prefeitura.sp.gov.br/
- GNOVA — Laboratório de inovação do Governo Federal — http://gnova.enap.gov.br/
- InovaGov — Rede de Inovação no Setor Público — Governo Federal — http://inova.gov.br/
Conhece outras iniciativas, quer contar sua experiência? Comenta aí, vai ser um prazer aprender 🙂
Discussões como essa são feitas no nosso Diálogos de Governo Aberto. Gostou? Então vem participar! Os encontros ocorrem às quartas-feiras, às 19h pelo Zoom. Acesse pelo link: https://bit.ly/dialogosdegovernoaberto