O jogo da política

Quem nunca ouviu falar que a política não passa de um jogo de interesses? Pode até ser verdade, mas o que acontece quando pegamos algo simples como um jogo de basquete ou um jogo de tabuleiro para discutir, ensinar e refletir sobre como se dão as regras do jogo da política?

Bom, podem ter certeza que o resultado é muito positivo! E é isso que faz o Fast Food da Política.

No último dia 13 de fevereiro, Júlia Carvalho, fundadora-presidente do Fast Food da Política compartilhou conosco como é a atuação dessa organização que se utiliza de metodologias, jogos e técnicas de gamificação (utilização de jogos para explicar conceitos e desenvolver habilidades) como ferramenta para explicar o Estado e a política brasileira.

Lá em 2015 quando o Brasil vivia uma série de manifestações e observava multidões indo para as ruas demandar pautas cada vez mais difusas, veio a reflexão: Será que sabemos qual o papel dos Estado nessas demandas? Entendemos mesmo as regras do jogo da política brasileira?

E foi com essa motivação que inicia a atuação do Fast Food da Política. Com cartolina, bolinhas e papelão iniciaram a aventura de acessar as pessoas em meio às manifestações para fazer perguntas complexas disfarçadas de brincadeira: Quem é o atual Presidente da Câmara? Você sabe o papel dos municípios na implementação da saúde?

Os jogos permitem quebrar algumas barreiras na discussão política. O lúdico permite a reflexão e o diálogo, deixando de lado alguns preconceitos. E assim, foi complexificando os jogos promovidos pelo Fast Food da Política, trazendo cada vez mais discussões sobre gênero, direitos, cultura.

O jogo permite questionar verdades absolutas e, ainda, trazer o campo democrático para trabalhar no coletivo. As regras dos jogos impedem o monopólio da fala, cada indivíduo tem o seu papel a desempenhar no coletivo, visualizamos e construímos conceitos coletivamente. O jogo nos permite superar barreiras na discussão do que é política, como estamos inseridos nessas regras e como podemos atuar!

O jogo do governo aberto ainda não foi elaborado, vamos pensar nisso junt@s?


Os Diálogos de Governo Aberto acontecem todas as quartas-feiras, das 19h às 20h (horário de Brasília).

É um espaço aberto para quem quiser debater mais sobre diferentes temas relacionados a governo aberto.

Para participar, é só clicar no link: https://bit.ly/dialogosdegovernoaberto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: