Apagar as luzes não resolve a pandemia

Na última sexta-feira 05/06, o Ministério da Saúde iniciou algumas alterações no portal de dados abertos oficiais sobre a covid-19. O site saiu do ar, com o argumento de que a plataforma estava em manutenção.

Nós, do IGA, reiteramos que em tempos de pandemia, a transparência dos dados públicos é ainda mais fundamental para a superação da crise. A divulgação de informações atualizadas e confiáveis permite traçar melhores diagnósticos, desenhar políticas adequadas ao enfrentamento da crise e alertar a população sobre a situação em que está imersa. Além disso, possibilita o acompanhamento e fiscalização do que tem sido feito pelos governos, combate a desinformação e a disseminação de notícias falsas.

A nova versão do portal federal, bastante resumida, apresenta somente os casos diários, sem o acumulado ou detalhamento por estado e município e retirou os registros da Síndrome Respiratório Aguda Grave.

Mediante as estas ações do Governo Federal, Laila Bellix, co-fundadora do Instituto de Governo Aberto e mestre em políticas públicas pela USP, em conjunto com Alexandre Schneider Professor Adjunto e pesquisador da Universidade de Columbia em Nova York e Fernanda Campagnucci Diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, escreveram uma matéria no Jornal Folha de São Paulo analisando os riscos e apontando as consequências que essa atitude pode causar no Brasil. Confira o texto aqui.

Após forte reação de especialistas, políticos e integrantes do Judiciário sobre a forma de divulgação dos dados do Covid-19 nos últimos dias, o governo anunciou um recuo e prometeu retomar a divulgação detalhada dos impactos da doença.

Na noite deste domingo 7/6, o Ministério da saúde afirmou que está finalizando uma plataforma que trará os números detalhados da pandemia.

A iniciativa sinaliza um recuo em relação à posição dos últimos dias, quando o governo passou a informar somente o número de casos e mortos computados nas últimas 24 horas (e não o total), omitindo do site informações do acumulado de casos, além do detalhamento por estados.

Apesar de mencionar a iniciativa, o governo não informou o horário em que as atualizações diárias ocorrerão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: