O que rolou no terceiro e quarto dia do encontro de governo aberto no Canadá?

Os últimos dias do encontro de governo aberto no Canadá foram corridos e cheios de debates! A partir de quinta-feira, começaram as atividades do Global Summit 2019 da #OGPCanadá.

A plenária de abertura foi sobre participação social no atual contexto, considerando as fragilidades democráticas, a intolerância e a violência (dentro e fora da internet). A necessidade de fortalecer o espaço cívico e o diálogo foi o ponto alto da discussão, sobretudo pelo momento de restrição democrática.

“A democracia precisa promover espaços seguros para a troca de ideias. Como fazer para criar espaços em que todos possam participar?” Karina Gould na Plenária

Como incorporar mais atores à agenda de governo aberto? Com um olhar a partir da América Latina, o primeiro painel que acompanhamos foi sobre inclusão de outras vozes em governo aberto na Colômbia, Chile e Costa Rica.

Algumas falas dessa mesa tocaram no tema da formação de servidores públicos como forma de expandir a agenda. O representante do governo colombiano pontuou:

“Um desafio foi que os servidores não conhecem o que é governo aberto. Precisamos investir em processos de formação no tema.”

Na segunda mesa de debate, participamos da discussão sobre fomento ao engajamento cidadão, a partir das tecnologias cívicas e das comunidades de tecnologia. Alguns casos foram apresentados, como o de Taiwan em que a comunidade local construiu ferramentas para o movimento de educação (sunflower); o da Alemanha em que há um fundo central, com foco em diversidade, para desenvolvimento de ferramentas cívicas; ou o caso da França, em que o poder público cria espaços seguros para que os servidores possam compartilhar seus problemas e sair da zona de conforto.

Na sequência, participamos do painel de Governo aberto local: experiência da Escócia, Buenos Aires, Canadá e Sekondi-Takoradi (Gana). Casos de desenvolvimento de planos locais, dificuldades e avanços foram compartilhados na mesa redonda.

No período da tarde, o debate foi sobre gênero e governo aberto. Como podemos incluir a questão de gênero nos planos e políticas de governo aberto? Debate com representantes do Canadá e organizações da sociedade civil deram a tônica da discussão.

Por fim, a plenária final foi um dos momentos mais interessantes do dia. Com o tema da inclusão em governo aberto, a mesa mesclou debates sobre feminismo, corrupção e como isso afeta desigualmente os desiguais e, por fim, sobre a questão LGBTI. Falas críticas, propositivas e muito debate caracterizaram o último painel do primeiro dia.

No segundo dia, participamos mais ativamente do debate sobre governo aberto em contextos de restrição política. Casos de diferentes países foram apresentados, bem como ações as organizações da sociedade civil têm realizado para se proteger e continuar na defesa dos direitos humanos. Bruno Brandão, da Transparência Internacional, contou um pouco do Brasil a partir do processo de combate à corrupção e da defesa de direitos.

De modo geral, o evento foi super diverso, com muita gente interessada no tema (as plenárias iniciais e finais eram gigantescas) e com diferentes temas de debate. Gênero, inclusão social, sobretudo de comunidades indígenas, foram temas transversais recorrentemente citados (a questão racial foi super pouco debatida). Open Contracting foi outro tema que teve destaque em todos os espaços. Participação social e impacto na vida das pessoas também foram discussões permanentes no #OGPCanadá.

Com esses breves relatos, gostaríamos de dar um termômetro do que rolou no Canadá e deixar algumas referências para, quem tiver interesse, buscar depois.

Esperamos ter contribuído com a difusão do governo aberto e aproximar o evento daqueles que não puderam estar presentes! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: